Cartola ganha exposição em São Paulo
20/09/2016 10:25 em Música

No ano em que se comemora o centenário do samba no Brasil, o Itaú Cultural traz para São Paulo a Ocupação Cartola, que de 17 de setembro a 13 de novembro mostrará ao público a vida e a obra do lado poeta, erudito e contemporâneo do músico Angeor de Oliveira, o Cartola, que nasceu em 1908 e morreu em 1980. A curadoria desta Ocupação é compartilhada pela cantora Fabiana Cozza e os Núcleos do Itaú Cultural de Música e de Enciclopédia, com consultoria de Nilcemar Nogueira, neta de Cartola. A linha curatorial desenvolve o fio da vida e pluralidade de Cartola, o visitante encontra o sambista e fundador da verde e rosa Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira – 18 vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro – e muito mais sobre a vida, obra e processo de criação deste notável brasileiro. A homenagem se estende a dona Zica, pseudônimo de Euzébia Silva de Oliveira (1913-2003), sambista da velha guarda da Mangueira, parceira e grande amor da vida do bamba do samba e da poesia desde os anos de 1950.

A Ocupação Cartola contém poemas inéditos – nove dos quais foram transformados em libreto a ser distribuído no instituto durante o período da mostra –, fotos de família – entre imagens tiradas por profissionais e, outras, do cotidiano e de época – além de audiovisuais. Soma pelo menos 47 originais, entre imagens e manuscritos e o som da música Quem me vê Sorrir, escrita em parceria com Carlos Cachaça, que é o primeiro registro gravado de Cartola.

Além da exposição, a ocupação tem shows e oficinas.

serviço:

o que: Ocupação Cartola

quando: De 17 de setembro a 13 de novembro, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h

quanto: Entrada gratuita

Fonte: Afro Brasil

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!